quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR EM SÃO PAULO

MP-SP pede que terceirização de merenda escolar seja proibida
04 de agosto de 2009 • 18h35 • atualizado às 19h45


Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O Ministério Público do Estado de São Paulo pediu à Justiça, nesta terça-feira, que seja proibida a terceirização da merenda escolar na capital. Segundo o promotor do Patrimônio Público e Social Sílvio Marques, investigações apontam cartelização do serviço, desde que foi privatizado, em 2001. A ex-prefeita Marta Suplicy é investigada por ter supostamente recebido R$ 1 milhão, entre propina e doação de campanha. "De acordo com várias testemunhas, a terceirização em merenda só foi implantada com pagamento de propina", disse Marques.
Ainda de acordo com o Ministério Público, seis empresas pagariam em torno de 10% do valor recebido pela prefeitura para serem favorecidas nos pregões. O MP acredita que o pagamento siga acontecendo até hoje. Segundo o Ministério Público, há indícios de outros políticos que tenham recebido doações e propinas, mas não foram citados outros nomes além de Marta.
Em nota ao Terra, Marta afirmou desconhecer a fraude. "Fui prefeita entre 2001 e 2004 pautando o governo pela ética e transparência, tendo todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município e pela Câmara Municipal", disse. "Enfrentei uma prefeitura arrasada, escolas sem merenda e consegui encerrar o governo oferecendo não só bolachas e leite, mas refeições completas com legumes, carnes, frutas, feijão e arroz, sobremesa, num cardápio elaborado por nutricionistas". "Declarações absurdas, acusações infundadas, submeterei à avaliação dos meus advogados", finalizou.
O ex-secretário municipal de Abastecimento Valdemir Garreta informou que, durante a sua gestão, "o relacionamento da pasta com empresas fornecedoras sempre se deu de modo transparente, ético e legal".
Os promotores pedem a anulação do leilão 73/2006 e a suspensão do próximo, que está previsto para acontecer na próxima sexta-feira. A fraude aconteceria em cerca de 30 municípios de todo o Estado.
Má qualidadeAlém das fraudes na licitação, o MP investiga a qualidade dos produtos oferecidos. Segundo Marques, nas escolas paulistas é servida "comida estragada, vencida, com alto teor de gorduras e, em alguns casos, alimentos acondicionados perto de produtos químicos".
A merenda terceirizada custaria em média 30% a mais do que a preparada pelo município. "A prefeitura está pagando uma fortuna por lixo", afirmou. Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha e formação de cartel, entre outros delitos, na esfera criminal. Na cível, improbidade administrativa.
Procurada, a prefeitura de São Paulo ainda não comentou as acusações.
Extraído da Redação Terra.
Veja a matéria original aqui

6 comentários:

  1. trabalho em escola estadual e nao concordo com o que dis esse artigo. na nossa escola nao servimos comida estragada e nem vencida e temos um local proprio para guardar a merenda por favor nao generalize obrigada.

    ResponderExcluir
  2. trabalho em uma escola temporaria e acho um orror tercerizar amerenda vai se mais uma foma de roubo emuito melhor efetivar os que ja esta

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor da terceirização da merenda escolar, têm muitos municípios que não oferecem uma merenda de qualidade, as cantineiras não tem o cuidado com a higienização e a manipulação dos alimentos, e os municípios não tem recursos para qualificar e nem padronizar os serviços, os fornecedores entregam as mercadorias do jeito q eles querem, e os prefeitos não visitam as escolas, vocês estão generalizando.
    Recentemente teve um municìpio de SP que a carne oferecida pelo município para a merenda escolar estava estragada, transportada em kombi, isso é um absurdo....

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Estado devia fazer concurso publico para contratar merendeiras. Trabalho há dois anos numa escola como contrada. Pessoas concursadas com vínculos efetivos são bem mais qualificadas para o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. trabalho numa escola a mais de 6 anos, e a um ano estou contratada pelo estado, adoraria se fosse tercerizada, pois gosto muito de preparar a merenda das crianças, alem disso eles mereciam uma merenda melhor

    ResponderExcluir
  6. Acho um absurdo a tercerização em escola Municipal, é mais um meioi de desvio de dinheiro e alimentos.

    ResponderExcluir